0 Las 2 vidas

Há uma constelação internacional cada vez maior de políticos (populistas? e daí?) que se opõem ao flagelo do aborto e que defendem uma revitalização demográfica dos seus países, na Europa, nos EUA, na América Latina…Transcrevemos citações de alguns deles.  Um dos pilares mais fortes e firmes dos movimentos políticos ascendentes na cena internacional têm origem nos movimentos e forças pro-vida, seja nos EUA de Trump, no Brasil de Bolsonaro, na Hungria de Órban. Estes líderes, pela primeira vez desde há muito, souberam reconhecer a importância estratégica das forças pro-vida e deram-lhes voz e autoridade.

EUA: Mike Pence, Vice-Presidente

“I do still want Roe v. Wade overturned.”

Brasil: Damares Alves, Ministra dos Direitos Humanos, ex-dirigente de Brasil sem Aborto e Brasil sem drogas

“A mulher que aborta acreditando que ela está desengravidando, ela não está desengravidando. O aborto não desengravida nenhuma mulher. A mulher caminha o resto da vida com o aborto. Se a gravidez é um problema que dura só nove meses, eu digo que o aborto que caminha a vida inteira com a mulher.”

Argentina: Mario Fiad, Senador argentino

“El aborto no es un derecho, es un drama y la solución nunca puede ser optar por el derecho y la vida de uno sobre otro. Las soluciones vendrán de las estrategias en las que podamos sumar a la dignidad de las personas y a la vida en todas sus etapas.”

México: Rodrigo Ivan Cortez, dirigente da Frente Nacional por la Família, ex-deputado federal

“Vida, condición sine qua non del estado de derecho”

França

François Xavier-Bellamy, cabeça de lista às europeias de Les Républicains

“Pourquoi est-ce qu'on ne pourrait pas se mettre tous d'accord pour se dire que ce devrait être un objectif de santé publique de faire baisser le nombre d'avortements en France, et que notre système de prévention, aujourd'hui, n'y parvient pastout avortement est et restera un drame”

Jean Frédéric-Poisson, líder do Partido Democrata Cristão

“L’ avortement est un mal profond considéré comme un bien””

Espanha

Adolfo Suarez Illana, nº2 do PP por Madrid, dirigente de Red Madre, filho de Adolfo Suarez

“Los neandertales también usaban el aborto, esperaban a que naciera y le cortaban la cabeza”

Santiago Abascal, líder de Vox

“Algunos apuestas por dar facilidades a la muerte, nosotros estamos por la vida”

Itália

Lorenzo Fontana, Ministro da Família

“I take an interest in the protection of Christian minorities in the world, in policies for family support and the increase in the birth rate of our country.”

Reino Unido

Jacob Rees-Mog, Membro da Câmara dos Comuns

“I’m completely opposed to abortion because life begins at the point of Conception. Life is sacrosanct. It begins at the point of conception, and I think abortion, even in case of rape, is wrong. Abortion is morally indefensible.”

Alemanha:

Annegret Kramp-Karrenbauer, sucessora de Merkel na CDU

“The protection of life, unborn and born, is of huge importance for the CDU”

Polónia

Jarowslav Kaczynski, fundador do partido governamental PIS

“EU membership was the shortest way for Poland to achieve parity when it comes to living standards with its western allies. But that doesn’t mean we should repeat the mistakes of the West and become infected with social diseases that dominate there”

Hungria

Katalin Novak

“In the Communist period, the regime tried to destroy family values and that is something we have to rebuild. Even one abortion is too many, but we have made great progress bringing the numbers down”

Finlândia

Timo Soini, fundador do Partido dos Verdadeiros Finlandeses e por cisão deste, líder do Partido Azul, ex-ministro dos Estrangeiros, católico, pró-vida

“…In Ottawa, one night I attended an evening vigil by the Pro-Life movement. It was an outdoor event, not in church. The event preceded a major pro-life march in Ottawa the next day”